Secretaria de Educação de Castelo do Piauí realiza certificação do Programa Palavra de Criança



            Aconteceu neste ultimo dia 10 de Dezembro no Clube Recreativo Castelense a certificação do Programa Palavra de Criança. O programa certifica crianças, professores e escolas numa solenidade onde participam os diretores, coordenadores e toda a comunidade escolar. O prefeito José Maia estava presente na solenidade e falou da importância que o programa tem para a educação do município.
             Após a execução do Hino de castelo do Piauí os alunos do grupo de Teatro do Projeto Juventude e Cidadania fizeram uma apresenta da Peça “ Palavra de Criança” que foi dirigida pelo monitor, Francisco Noélio. Na sequencia Jacira Soares e Jovelino Soares fizeram a leitura de cartas para o Prefeito onde o mesmo ouviu atentamente cada reivindicação dos alunos.

            Foi feita também a entrega de prêmios para os alunos que mais se destacaram sendo:
Resultado do Fundamental 1
·         01° lugar – U. E. Euclides Nogueira – Aluna Kelly Silva – Ganhou um Tablet
·         02° lugar – U. E. Gabriel Lima – Aluna Fernanda Carine – Ganhou uma Bicicleta
·         03° lugar – U. E. Waldemar Sales – Alunam aria Geovana – Ganhou um Celular
Resultado do Fundamental 2
·         01° lugar – U. E. Mateus Pereira – Aluna Francisca Synara – Ganhou um Tablet
·         02° lugar – U. E. João Soares de Brito – Aluno Antônio Kelson – Ganhou uma Bicicleta
·         03° lugar – U. E. Hilda Cardoso – Maria Evilane – Ganhou um Celular
O que é o Programa Palavra de Criança?
O Programa Palavra de Criança, realizado em parceria com o Unicef, tem como objetivos, ajudar os municípios a organizar estratégias eficazes de alfabetização de crianças, colaborando para que alcancem a meta estipulada pelo Compromisso Todos pela Educação (MEC/PDE) de que todas as crianças até os 8 anos de idade estejam alfabetizadas.
O programa consiste em três pontos básicos:
1) Capacitação Pedagógica: a partir de seminários, desenvolvem-se estratégias pedagógicas de monitoramento do trabalho de alfabetização, por parte das equipes técnicas municipais;
2) Certificação: ao final do ano letivo é realizada uma avaliação com as crianças do 3º ano/2ª série do ensino fundamental, em que são mensuradas as habilidades de leitura e escrita adquiridas durante o processo de alfabetização. Cada criança, então, recebe um certificado que indica em que estágio se encontra em cada uma das habilidades;
3) "Família Educando Junto": é uma atividade extracurricular, que procura sensibilizar aos pais sobre o seu papel fundamental na educação das crianças, estimulando assim a sua participação efetiva na vida escolar de seus filhos.
Atualmente, o programa é desenvolvido em dez municípios do Estado: Água Branca, Coivaras, Inhuma, Lagoa Alegre, Piracuruca, Castelo do Piauí, Valença do Piauí, Itainópolis, Monsenhor Gil e Santa Rosa do Piauí.

Reportagem e Fotos: Faustino Junior /Portal Marvão

Comentários