O Principal Objetivo do Projeto Balde Cheio é Produzir Alimento para Alimentar o Rebanho



A Prefeitura de Castelo do Piauí e a Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado, realizaram uma reunião com produtores de bovinos, caprinos e ovinos do município, para avaliar a implantação do Programa Balde Cheio, que tem o objetivo principal, transmitir tecnologias para pequenos produtores agropecuários com a finalidade de produzir mais leite e de melhor qualidade. A reunião aconteceu na quarta-feira, 04/12, às 10:00 h da manhã, no auditório da SEJUV – Secretaria da Juventude, no conhecido prédio da ‘Prefeitura Velha’.
 

O agrônomo da Emater-PI, o castelense Emilio Garrastazu Melo Guedes abriu o evento e salientou que o Programa Balde Cheio é sem duvida alguma um dos melhores projetos em andamento no Estado que realmente transforma a vida do pequeno agricultor em um verdadeiro empreendedor tirando-os definitivamente da linha da pobreza e passando a ter um renda sem depender de transferências federais como bolsa família.
 
A vinda do Programa Balde Cheio foi uma solicitação do agropecuarista Leonardo Cardoso que acredita nos resultado positivo que o projeto pode trazer para o município de Castelo. Segundo Leonardo Cardoso, o projeto é bastante amplo e não se fixa apenas na produção de leite, e principalmente na cultura de produzir uma pastagem ideal para alimentar os rebanhos, sejam de bovinos, caprinos ou ovinos de maneira a baixar o custo do produtor resultando em uma maior lucratividade.

O palestrante engenheiro agrônomo da Emater-PI, Walter Silas, mostrou de forma bem didática para os produtores como deveria ser implantado o projeto, mostrando casos de sucesso que o Balde Cheio vem realizando em muitos município de Piauí e do Brasil. Silas, ressaltou que o maior problema do pequeno produtor é não disponibilizar de pastagem para alimentar os animais, e isso, faz com que, o produtor demande de mais de 70% de seus recursos em compra de ração jogando pelo o ralo todo o lucro que ele deveria ter com seu produto.
 
 

Os técnicos da Emater-PI fizeram visitas nas fazendas Santa Helena visitando o projeto de criação de ovinos de Leonardo Cardoso, visitaram também a fazenda do Sr. José Wilson que se comprometeu em implantar o projeto, estiveram na localidade Açude Vazea com o agricultor Gilmar Soares que tem interesse na implantação do projeto, e visitaram o plantio de uva na Fazenda São Joaquim.


Por: Leonardo Melo Cardoso Coordenador de Comunicação da Prefeitura de Castelo-PI
fotos:Arcanjo Miguel Lira Barandão/Igo Rafael

Comentários