Turismo: Pedra do Castelo Recebe Alunos da escola Agrícola de São Miguel do Tapuio.


Na manhã dessa ultima quinta-feira (21) a formação rochosa Pedra do Castelo uma das maiores belezas do torrão piauiense, recebeu a visita de alunos da escola Agrícola de São Miguel do Tapuio.

 A turma do 1° ano da escola Agrícola Cônego Cardoso de São Miguel do Tapuio, coordenada pela professora Valdirene Saraiva,ficaram encantados com a magnitude do monumento formado de arenito. A turma foi acompanhada por dois profissionais na área de turismo, os guias locais Igo Rafael e Max, que repassaram para os jovens turistas um pouco das lendas, os tipos de pinturas, a vegetação típica da região e a transição entre a caatinga e o cerrado. 
 
Nossos visitantes ficaram muito atentos à explicação dada pelos guias sobre as precauções que se deve tomar ao adentrarem no monumento.

 A cada compartimento os jovens  encantavam-se com a beleza da natureza, alguns ficaram impressionados com o processo de criação das tintas que o homem pré-histórico realizava para obter as tonalidade.
  “Aqui no parque municipal pedra do castelo, vocês encontraram pinturas na sub-tradições agreste, nordeste, e geométrica as pinturas da tradição Agreste você não consegue interpretar o que o homem pré-histórico que repassar vai da sua imaginação, a Nordeste você consegue interpretá-las exemplos símbolos de animais homens em movimento, já a Geométrica é mais polígonos riscos horizontais e verticais, quadrados círculos em fim. As tintas eram feitas com o óxido de ferro extraído da hematita um pigmento vermelho encontrado na piçarra eles hidratavam com um corante natural retirado das plantas”.Encerrou o guia Igo Rafael.  
 
 
 
 “O maior fluxo do turismo de nossa cidade gira em torno do turismo Religioso, que é o de maior fluxo, mais também pode se praticar no parque municipal o ecoturismo que já é uma atividade  de aventura”. Explicou o guia Max.
Reportagem: Igo Rafael



Comentários