Saúde: Novembro Azul Em Castelo do Piaui



Realizou-se nessa tarde (27), o novembro azul campanha para a sensibilização dos homens quanto ao exame de próstata.



A equipe da secretaria municipal de saúde de Castelo do Piauí mobilizou na Praça Lisandro Deus de Carvalho,a população masculina de nossa cidade  para escutar a palestra dada pela agente de saúde Desterro Matos que falou um pouco sobre a importância do exame de próstata, e os benefícios que podem trazer.

 

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.

 

Novembro Azul (November) é um campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.
Em vários países, o November é mais do que uma simples campanha de conscientização. 

Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículos, depressão entre os homens, cultivo da saúde do homem, entre outros. 

Lançado como sátira em 3 de Novembro de 2012 por Renan Belmiro em Manaus no Estado do Amazonas o projeto começou a ser visto como uma forma de alerta, prevenção e cuidados com a doença que vem causando muitas mortes por ano no Brasil onde até então era só realizado o Outubro Rosa com enfatização ao combate do câncer de mama nas mulheres. 

Reportagem:Igo Rafael

Comentários