PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA REALIZOU AÇÕES EM TRÊS ESCOLAS DO MUNICÍPIO, COM EQUIPE MULTIPROFISSIONAL, NESTA TERÇA.


O Programa Saúde na Escola (PSE) atua nas escolas do município e estado desenvolvendo ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos à saúde, bem como ações de atenção à saúde, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino.

A coordenadora do PSE, Dra. Julliana Oliveira (Enfermeira), juntamente com o Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), que na educação conta com o apoio da professora Ireuda Alves, vêm planejando e efetivando ações que melhorem a qualidade de vida e leve mais informações sobre saúde, educação e cidadania para os educandos. Para isso, são necessárias atividades que envolvam as Equipes de Saúde da Família, Equipes de Saúde Bucal, Nutricionistas da saúde e educação, Psicólogos da saúde e educação e os profissionais do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), que brevemente iniciarão no município.

Na creche Vovó Neném, houve uma palestra sobre alimentação saudável, ministrada pela Dra. Ângela Vieira (Nutricionista), a mesma trabalhou com a exibição de vídeos educativos apropriados para a faixa etária dos escolares, promoveu atividades que proporcionaram o reconhecimento das frutas através de desenhos e a pintura dos mesmos, e por fim foi fornecido um lanche composto por frutas diversas.

O Instituto Municipal João Francisco Andrade contou com palestras que abordaram doenças como Diabetes, Hipertensão Arterial e até mesmo algumas doenças bacterianas e virais, sendo que foram ministradas pelas doutoras Sylmara Nogueira (Enfermeira da Equipe I) e Marina Brandão(Nutricionista), sendo que a profissional de nutrição focou na importância de uma alimentação saudável como aliada na prevenção de certas doenças. A Unidade Escolar João Alves de Macêdo Filho também recebeu a visita destas profissionais e, além disso, contou com a Equipe de Saúde Bucal (ESB I), representada pelo dentista Dr. João Borges e pela Técnica em Higiene Dental, “Raimundinha”, ambos realizaram palestras sobre higiene bucal, orientaram e fizeram a escovação supervisionada e aplicação de flúor no turno da manhã, sendo que no turno da tarde houve palestra. Destacamos que desde o mês de outubro a ESF II, representada pelo Dr. Régis Carlos (médico) e pela Dra. Leda (Enfermeira) vem realizando palestras sobre sexualidade nas escolas da zona rural.
 
  
“Todas as escolas serão contempladas com as ações do programa e estamos trabalhando baseados em cronograma. Fora as ações das equipes de saúde da família, de saúde bucal, nutricionistas e psicólogos, contaremos a partir de janeiro de 2014 com a equipe do NASF, que irá nos fortalecer bastante, além disso, temos ações que são realizadas diretamente pela coordenação com os Agentes Comunitários de Saúde, a saber: as triagens da acuidade visual e antropometria, dentre outras. Estimamos que em julho de 2014 estejamos com as ações pactuadas concluídas e iniciaremos um novo ciclo. Aproveito para agradecer aos diretores de escola, aos secretários de educação e saúde e ao prefeito Tonho Veríssimo, que estão nos dando o suporte necessário para que o programa vingue.” Enfatizou a coordenadora, Julliana Oliveira.
 Destaca-se que o prefeito solicitou o empenho de todas as partes envolvidas, para que o programa aconteça de forma eficaz, já que se trata de dois determinantes essenciais para se alcançar qualidade de vida: saúde e educação. O PSE decorre de uma parceria entre as secretarias municipais de saúde e de educação, e conta com o apoio da secretária de saúde Sulema de Brito Moura e do secretário de educação José Valdo Soares Rocha.
Texto:Ezequiel Lima

Comentários