Luto na Tv Brasileira Faleceu ná Tarde de Ontem Jorge Dória

fecham-se as cortinas do humor apagaram-se as luzes das câmeras hoje a Tv Brasileira e o Teatro estão  de luto morreu faleceu há poucos instantes o ator Jorge Dória, vitima de complicações cardiorrespiratórias e renais .
Jorge Dória aos 40 Anos
O ator estava internado desde 27 de setembro na UTI do hospital Barra D'or, no Rio de Janeiro,em estado grave, com infecção respiratória e apresentou problemas nos rins. Em outubro, com uma discreta melhora, o ator parou de usar os remédios de pressão e a respiração por aparelhos.

Na terça-feira (5), o ator piorou e os médicos tiveram que aumentar a dose do remédio que controlava a pressão. Mais isso não foi o suficiente para salvar a vida de Dória.

Jorge Dória era Filho de militar, nasceu em 12/12/1920 no bairro de Vila Isabel, Rio de Janeiro. Estreou no teatro em 1942 e no cinema em 1948, com o filme Mãe.



Iniciou sua carreira na televisão em 1953, atuando em uma novela da TV Tupi, Delícias da Vida Conjugal . A carreira na TV consolidou-se a partir da novela E nós, Aonde Vamos? , da TV Rio, quando já era um ator consagrado no cinema e no teatro.
 

Atuou nas peças A Gaiola das Loucas (seu maior sucesso como protagonista no teatro brasileiro), O Avarento, Escola de Mulheres, A Presidenta, A Morte do Caixeiro Viajante, entre outras.



No cinema foi também roteirista, além de ator premiado em filmes como Maior que o Ódio, O Assalto ao Trem Pagador, O Beijo, Minha Namorada, Bonga, o Vagabundo, Como é Boa a Nossa Empregada, A Dama do Lotação e Perdoa-me por me Traíres.
 

A partir da sua criação de Lineu na primeira versão de A Grande Família, em 1972, Jorge Dória se tornou uma presença constante nas novelas e nos programas de humor da TV. Entre os trabalhos mais importantes estão João Brandão na novela Champagne, o milionário golpista Herbert Alvaray em Brega & Chique, o terrível conselheiro real Vanoli Berval em Que Rei Sou Eu? e o implicante aposentado Emílio Castro em Meu Bem, Meu Mal, todas do autor Cassiano Gabus Mendes. Sua última participação foi no Zorra Total, da Rede Globo.
 

Dória, de 92 anos, estáva afastado da televisão desde 2006, quando deixou o humorístico Zorra Total (Globo) em razão de um acidente vascular cerebral.

Fonte: R7
Edição: Igo Rafael



 

Comentários