Professor Soares do Colégio Sinopse recomenda atenção no Enem

Acontecem amanhã e domingo em todo o Brasil as provas do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem. Na reta final, a orientação é descansar e procurar estratégias para se manter calmo no dia da prova. Desgastes desnecessários no dia anterior, como horas intensas de revisão e viradas de noite podem atrapalhar a realização da prova, segundo o professor do Colégio Sinopse, Francisco Soares.
 Inácio Gomes vai fazer o Enem pela segunda vez e revela estar nervoso e muito preocupado com a prova, mas busca se manter tranquilo. O estudante está se preparando há mais de um ano, fazendo cursinho pré-vestibular e pretende estudar até as vésperas do exame. "Eu acho que vou estudar na véspera sim, mas no dia nada me tranquiliza e tenho que me concentrar", diz Inácio. 

 Já a estudante Kárita Natéssia, que vai fazer o Enem pela primeira vez, busca manter a calma e afirma que vai apenas relaxar na véspera das provas. "Apesar de não ter estudado tanto quanto deveria, estou me sentindo confiante e tranquila", afirma a jovem, que pretende cursar Comunicação Social ou Inglês.

 Para o professor Soares, a escolha de Kárita é a mais acertada. As revisões prévias são importantes, mas em excesso não são aconselhadas. Segundo ele, o importante é se preparar no decorrer do período letivo e se manter confiante durante a prova. "Coisas feitas em cima da hora não dão resultados. Aqui, em nossa escola, planejamos as aulas para finalizar o conteúdo em setembro e, no mês de outubro, nos dedicamos unicamente para a revisão", explica o professor.

 O segredo para ter um resultado positivo no exame é, além da calma, estudar os conteúdos certos. "Praticamente 50% da prova irá abarcar matemática, português e redação. Focar nessas disciplinas é importante para quem almeja uma vaga na universidade", afirma o professor Soares.

 Além disso, para fazer uma boa prova do Enem, antes é necessário comparecer ao local de prova no horário correto, 11 horas, horário local. Para quem ainda não visitou seu local de prova, é importante fazer isso hoje ainda. Leve também um lanche rápido para a prova, nada de comidas pesadas, basta uma barra de cereal ou uma fruta e uma garrafa de água. A prova é longa, com muitos textos e interpretação, por isso é importante ler com calma cada questão e não descuidar do relógio. 

 NÚMEROS - No Piauí, um total de 168 mil alunos deve fazer as provas do Enem, sendo que 76 mil estudantes estão inscritos no exame somente em Teresina. No país inteiro, estão inscritos mais de 7,2 milhões de pessoas. O exame deve oferecer em 2013 pelo menos 12 mil vagas, entre as três instituições públicas de ensino superior do estado. 

 A Universidade Federal do Piauí - UFPI - é a instituição que tradicionalmente oferta o maior número de vagas, seguido pela Universidade Estadual.

Fonte: Diario do Povo
Edição: Portal Marvão

 

Comentários