Prefeitura Municipal Lançará Campanha de Saneamento Básico em Castelo do Piauí



A prefeitura municipal em parceria com a empresa Verde e Progresso Solução Ambiental que tem por objetivo prestar eficiente serviço na área ambiental e de saneamento básico para setor público e privado. Lançarão o programa plano municipal de saneamento básico de Castelo do Piauí. 
O plano é uma obrigação que decorre das leis federais11.445e12.305. Embora Seja obrigação,é uma oportunidade de envolver toda a cidade no planejamento do saneamento básico . Poder público e a comunidade se envolverão para projetar o futuro.
O Plano será elaborado em aproximadamente 8 meses. As fases da elaboração são: Planejamento de processo de participação da sociedade;  Elaboração de Diagnóstico da Situação do Saneamento Básico e os efeitos na saúde e nas condições de vida da população;  Estabelecimento de objetivos e metas para a universalização e a prestação dos serviços; Definições de programas,projetos e ações necessárias para atingir objetivos e metas; Definições de ações para emergências e contingências;  Proposição do sistema de avaliação das ações programadas;  Proposição de sistema de informações municipal de saneamento básico,culminando a finalização do processo com a aprovação e divulgação do plano; As áreas de abordagens do plano serão diretamente as de água potável,drenagem pluvial, esgotamento sanitário,bem como a gestão e manejo de resíduos sólidos ou seja o próprio lixo.

A participação é ampla e livre oferecendo sugestões e efetivamente ajudando na elaboração do plano, tendo voz ativa e decisiva. A secretária de infra estrutura e meio ambiente na pessoa do senhor, João Chagas, que coordenara a elaboração do plano,juntamente com outras secretarias divulgaram matérias informativos durante toda a fase de elaboração. Na internet, durante todo o tempo, você terá informações e poderá participar do plano, através do email ou pelo site disponível pela prefeitura junto a empresa Verde e Progresso; saneamentobasicocastelopiaui.blogspot.com.br ou também pela rede social facebook.

O cidadão poderá participar das audiências públicas que serão divulgadas em breve para ficar informado acesse o site da prefeitura e o site da Verde e Progresso. É muito importante a presença da população,porém mande sua opinião nos sites citados acima,caso não puder está nos locais designados. 

A cidade terá uma nova realidade ambiental e acesso a verbas públicas para construir as obras que forem planejadas e indicadas. Por isso planejar e participar é fundamental, para que nó futuro tenhamos uma qualidade de vida melhor principalmente na área de saneamento básico. 
Reportagem: Igo Rafael

 

Comentários