Sessão Solene na Assembleia em Teresina em homenagem a Castelo do Piaui pelos seus 251 anos


Todas as autoridades constituídas de Castelo do Piauí, participaram na manhã desta quinta-feira (12), da sessão solene proposta pelo Deputado Marden Meneses (PSDB), em que foi homenageado o município pelos seus 251 anos de emancipação política.
 
 
 

 
 
 
 
  A sessão aconteceu no plenário da Assembléia Legislativa do Piauí (Alepi). Dr. Zé Maia, Danielle Vidal, Jr, Fátima Nascimento, Ceres Vidal, Amparo Maia e R. Neto. Os trabalhos foram iniciados às 10:00h com Themistocles Filho abrindo a sessão e convidando figuras ilustres para compor a mesa de honra, Dr. Zé Maia, Fabíola Martins, Jr, Adalberto Neirane, Tonho Veríssimo (Prefeito de Juazeiro do Piauí), D. Joselina Melo, Padre Tadeusz Semmerling, R. Neto e Milton Neto.

 
 
 
 

 
Em seguida passou a palavra para Marden Meneses, que discorreu sobre a história de Castelo e seu povo ao longo destes dois séculos e meio de existência. Adalberto Neirane presidente da Câmara Municipal fez uso da palavra e destacou a importância de Castelo no cenário político piauiense no decorrer dos anos.

 
 

 Dr. Zé Maia agradeceu aos deputados que aprovaram a realização da sessão solene e disse ser grato ao povo de Castelo, que lhe proporcionou a oportunidade de está à frente do executivo por cinco vezes em períodos alternados, e da satisfação em ter contribuído para o crescimento do município. O prefeito fez relato minucioso, em relação à história de Castelo, que por ser um dos municípios mais antigos do Piauí tem o fator histórico bastante pujante. Relatou as homéricas disputas políticas entre as famílias Lima e Cardoso que por muitos anos travaram uma disputa ferrenha na política e na sociedade castelense. Mencionou vários intendentes que administraram o município e mencionou a importância histórica do Coronel Hermelino Cardoso de Vasconcelos (Milú), que dentre várias obras construiu o prédio da prefeitura com recurso pessoal, hoje o prédio abriga a biblioteca pública do município. Comentou também sobre o coronel, Gabriel Lima deixou dezenas de obras de grande importância para Castelo. Dr. Zé Maia, agradeceu o compromisso e as obras que o Sr. João Soares dos Reis fez e destacou o zelo que ele tinha com as estradas do município e na construção de dezenas de passagens molhadas na zona rural. Enumerou as obras de infraestrutura que os ex- prefeitos João da Cruz Belo, e o ex-prefeito Edmar lima realizaram em suas administrações. Deu destaque para a importância que o ex-prefeito Wilmar Cardoso realizou, priorizando investimentos na educação do município.Relatou os prêmios que sua gestão e a gestão do ex-prefeito Wilmar Cardoso receberam, como selo Unicef e Prefeito Amigo da Criança que foram de fundamental importância para o município se destacar no IDEB e na melhora do IDH que nas últimas décadas melhorou 100% superando o IDH do estado e o IDH do Brasil. O prefeito ratificou a importância econômica que a Cachaça Mangueira tem na divulgação de nosso município Brasil a fora e lembrou da amizade que tinha com o saudoso Antonio Luiz Cardoso proprietário da fábrica Mangueira.Ratificou a importância das cachaças Mineirinha e Xodozinha na geração de emprego e renda para Castelo. Relatou a importância que a pedra de castelo tem para o município que é exportada por várias empresas, entre elas a ECB Rochas Ornamentais, que possui clientes em quase todos os continentes do Mundo. Mencionou a grandiosidade do evento Cachaça Fest tem para o município e agradeceu a emenda parlamentar que o deputado Juraci Leite destinou para o Cachaça Fest 2013. Falou que o saudoso deputado federal Mussa Demes ao longo de sua vida deixou para infraestrutura castelo mais de R$ 4 milhões. Falou também que cada deputado estadual que representa o município deve se empenhar para alocar recursos que beneficie os menos favorecidos. 
 
 
 

Destacou que durante sua gestões teve a oportunidade de conhecer vários governadores e destacou que todos tiveram sua participação na construção da infraestrutura de castelo citou Dirceu Arcoverde, Hugo Napoleão, Alberto Silva, Freitas Neto, Mão Santa, Wellington Dias e Wilson Martins. O prefeito finalizou agradecendo o povo de Castelo do Piauí que são os verdadeiros homenageados dessa sessão. Os convidados que usaram a tribuna da casa enalteceram e parabenizaram Castelo do Piauí pela passagem da data histórica. Castelenses radicados em Teresina e muitos que foram em caravana ouviram atentamente os discursos e aplaudiram a menção honrosa para o torrão natal.
 
 
 
 
 
 
 
 Após a sessão solene houve no espaço Dep Francisca Trindade um coquetel oferecido pelo prefeito Zé Maia aos castelenses que se fizeram presente na sessão solene,durante o coquetel houve apresentação de hip-hop organizado pelos alunos do projeto juventude e cidadania. 
 
 
 
 
 
O grupo de Hip-Hop B-boys são formados por alunos do projeto JC (juventude e cidadania) da prefeitura de Castelo do Piaui,os B-boys são formados por Janiel,Emanuel,Vinicius,Maelson,Sebastião e Faustino (Instrutor),o grupo por onde passa arranca aplausos da plateia com movimentos de danças bem evoluídos e sofisticados.

Por: Jurandir Viana/Leonardo Melo Fonte: Coordenação de Comunicação da Prefeitura de Castelo-PI
Fotos :Igo Rafael

Comentários