Localidade Açude da Mão Cortada recebe certificação do programa do UNICEF palavra de criança



Sábado 21/09 O Programa Palavra de Criança, realizado pelo Unicef  em parceria com a prefeitura municipal de Castelo, tem como objetivos, ajudar os municípios a organizar estratégias eficazes de alfabetização de crianças, colaborando para que alcancem a meta estipulada pelo Compromisso Todos pela Educação (MEC/PDE) de que todas as crianças até os 8 anos de idade estejam alfabetizadas.
 
 
 
 O programa consiste em três pontos básicos:

1) Capacitação Pedagógica: a partir de seminários, desenvolvem-se estratégias pedagógicas de monitoramento do trabalho de alfabetização, por parte das equipes técnicas municipais;

2) Certificação: ao final do ano letivo é realizada uma avaliação com as crianças do 3º ano/2ª série do ensino fundamental, em que são mensuradas as habilidades de leitura e escrita adquiridas durante o processo de alfabetização. Cada criança, então, recebe um certificado que indica em que estágio se encontra em cada uma das habilidades;

3) "Família Educando Junto": é uma atividade extracurricular, que procura sensibilizar aos pais sobre o seu papel fundamental na educação das crianças, estimulando assim a sua participação efetiva na vida escolar de seus filhos.

Atualmente, o programa é desenvolvido em dez municípios do Estado: Água Branca, Coivaras, Inhuma, Lagoa Alegre, Piracuruca, Castelo do Piauí, Valença do Piauí, Itainópolis, Monsenhor Gil e Santa Rosa do Piauí.
 Foram certificadas 32 crianças dos Povoados e localidades Açude Mão Cortada, Vereda da Jurubeba, Buriti do Sobrado, Santo Antonio da Estação, Barreiras, Belo Monte, Riachão, Ingazeira e Alegre I. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Receberam certificação os professores do 3º ano responsáveis pela alfabetização destes alunos, professora Cristina do Açude, professora Sônia Lidia da Vereda, Maria do Socorro das Barreiras, professor João Leno do Alegre I, professora Maria do Desterro do Belo Monte e Santo Antonio da Estação. A certificação é a etapa final de um processo que atua para que crianças de 8 anos consigam  habilidades que o façam não só leitores fluentes, mas também usuários da escrita, capazes de produzir textos compreensíveis, expressando-se de forma organizada, autores de suas próprias palavras na expressão dos seus pensamentos e ideias.
 

Durante a entrega dos certificados tivemos algumas apresentações de teatro , no qual conta a historia oposta de duas crianças keliane e Israel,onde a pequena kaliane,faz o 1°ano e já Israel faz a 5° serie e ainda não sabe ler,há historia mostra alguns personagens das historias infantis que temem em que as crianças do mundo parem de ler os livros.E esses personagens só tem uma saída que é o programa palavra de criança.
    Após a solenidade de certificação houve o corte do bolo do bolo palavra de criança que encerrou com mais uma localidade certificada com o programa palavra de criança.

Reportagem Igo Rafael 
Fotos: Estúdios Unicores


Comentários