Castelo é beneficiada com salas de Atendimento Educacional Especializado



Pela manhã de hoje (11/09) foi inaugurada duas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE)  nas Unidades Escolares Hilda Cardoso Vieira No Bairro Mutirão e Tânia Maria situada na avenida Antonino Freire. O programa apóia os sistemas de ensino na implantação de salas de recursos multifuncionais, com materiais pedagógicos e de acessibilidade, para a realização do atendimento educacional especializado, complementar ou suplementar à escolarização.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
A intenção é atender com qualidade alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, matriculados nas classes comuns do ensino regular. O programa é destinado às escolas das redes estaduais e municipais de educação, em que os alunos com essas características estejam registrados no Censo Escolar MEC/INEP. 

A Secretaria de Educação Especial oferece equipamentos, mobiliários e materiais didático-pedagógicos e de acessibilidade para a organização das salas de recursos multifuncionais, de acordo com as demandas apresentadas pelas secretarias de educação em cada plano de ações articuladas (PAR). De 2005 a 2009, foram oferecidas 15.551 salas de recursos multifuncionais, distribuídas em todos os estados e o Distrito Federal, atendidos 4.564 municípios brasileiros - 82% do total. 






Objetivo: Apoiar a organização e a oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE, prestado de forma complementar ou suplementar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação matriculados em classes comuns do ensino regular, assegurando-lhes condições de acesso, participação e aprendizagem.
Ações:
  • Programa disponibiliza às escolas públicas de ensino regular, conjunto de equipamentos de informática, mobiliários, materiais pedagógicos e de acessibilidade para a organização do espaço de atendimento educacional especializado. Cabe ao sistema de ensino, a seguinte contrapartida: disponibilização de espaço físico para implantação dos equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos de acessibilidade, bem como, do professor para atuar no AEE.
Durante a entrega o Prefeito Zé Maia demonstrou enorme satisfação em está esta ali entregando as crianças portadoras de necessidades especiais, um ensino com qualidade e com uma boa acessibilidade a escola. “E com enorme prazer que entrego essas salas de AEE que facilitará a vida dos filhos de vocês,estamos com professores qualificados, temos ônibus escolares adaptados para caderantes,banheiros adaptados para que o aluno com necessidades especiais se sinta mais a vontade em vir a escola” encerrou Zé Maia.   

Reportagem e Fotos Igo Rafael


Comentários