Primeira Conferência do Plano de Saneamento Básico de Castelo aconteceu no Clube Recreativo Castelense



A prefeitura municipal em parceria com a empresa Verde e Progresso Solução Ambiental que tem por objetivo prestar eficiente serviço na área ambiental e de saneamento básico para setor público e privado. Realizou nessa última terça-feira (03/12) a primeira conferencia do Plano de Saneamento básico de Castelo.
 

A conferência aconteceu no Clube Recreativo Castelense e fez parte a primeira etapa do diagnostico do plano. O Sr. Juvenil Alves, representante da empresa Verde e Progresso Solução Ambiental fez um levantamento das ações que já foram desenvolvida durante as oitos reuniões que aconteceram, sendo quatro na cidade e quatro na zona rural do município, resultando que a próxima etapa evolverão técnicos da empresa que deverão coletar dados das secretarias e dados da própria comunidade que deverão ser confrontados com os dados oficias dos órgãos competentes, principalmente do IBGE. O representante da prefeitura de Castelo o Sr. Avelar Amorim que faz a assessoria do projeto realizou uma palestra referente à Lei 11.455/2007 que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a política federal de saneamento básico.


Avelar ressaltou que em 2014 o município que não disponibilizar do Pano de Saneamento Básico não poderá pleitear recursos federais junto aos Ministérios para aquisição de recursos e que Castelo vem realizando o cumprimento de todas as etapas do plano. Os recursos que deverão ser inseridos projeto poderão chegar ao montante milionário de 40 Milhões de reais e terão um tempo de conclusão de obras no prazo de vinte anos.

O prefeito de Castelo ressaltou que a grade demanda de problemas que a cidade vem enfrentando poderão ser resolvidas com a conclusão do projeto executivo, pois só assim, o prefeito poderá solicitar do governo federal os recursos para serem aplicados nessas obras de estrema importância para o desenvolvimento de Castelo.


Por: Leonardo Melo Cardoso Coordenador de Comunicação da Prefeitura de Castelo-PI

Comentários