Assembleia Legislativa do Piauí lança "Movimento pela Construção da Barragem de Castelo"



O sonho da construção mais sonhada pelos castelenses e regiões circunvizinhas parece que vai sair do papel. A tão sonhada Barragem de Castelo do Piaui, fonte que irá gerar emprego e melhorar a qualidade da energia dos municípios de nossa região parece que sairá do papel.


 Uma sessão extraordinária realizada pela Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) nesta segunda-feira (02) lançou oficialmente o Movimento pela Construção da Barragem de Castelo. A proposta é do deputado estadual Antônio Félix (PSD) e teve a presença dos prefeitos, Zé Maia de Castelo do Piauí, Tonho Veríssimo de Juazeiro do Piauí e Tomé Portela de Aroazes, alem dos presidentes da Câmara de Juazeiro, Edmilson Reis e Neirane Carvalho de Castelo entre outros vereadores. O evento teve também a participação do Engenheiro Civil, Marcelo Morais que é conselheiro federal do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, do deputado federal Julio Cesar (PSD) e do diretor do IDEPI, Elizeu Aguiar que fez esclarecimentos com relação ao andamento da obra.


Segundo Elizeu, a construção da barragem está orçada em R$ 320 milhões de reais oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No entanto o processo de inclusão no PAC não foi totalmente concluído por conta da suspensão da licitação após uma ação impetrada pela ONG “Olho Vivo”. O governo do estado, de acordo com Elizeu, aguarda uma decisão da justiça para tomar providências, fato que deve acontecer ainda esta semana.

O deputado federal Júlio Cesar prometeu abraçar a causa e buscar soluções para que a obra seja executada o mais rápido possível.

Os prefeitos Zé Maia e Tonho Veríssimo parabenizaram o deputado Antônio Félix por colocar em discussão a construção da barragem que já vem se arrastando desde de 1986 no governo de Alberto Silva.“Além do potencial hídrico para a agricultura e pecuária, a barragem trará a possibilidade de geração de energia elétrica, incentivando a industrialização do Estado e melhora na qualidade no abastecimento elétrico e humano, prioritariamente, em virtude da baixa no nível de água dos poços tubulares”, discursou o autor da proposta de criação do movimento, Antônio Félix. Ele ressaltou ainda que a represa será responsável também pela contenção das águas contra enchentes, que muitas vezes assolou várias cidades, colocando em risco inúmeras famílias.

“Para se ter umas noções mais apuradas do potencial que essa obra trará para toda a região e consequentemente para todo o Estado do Piauí, observem a mudança cultural, laboral e social que aconteceu no agreste baiano com a construção da barragem de sobradinho”, destacou.

O parlamentar informou, ao final da sessão, que o Movimento irá estudar a criação de uma comissão ou comitê para acompanhar e cobrar agilidade nessa construção.

 Fonte : GP1

Comentários