Castelense Representa a Diocese Junto a Outros Nomes Religiosos no 8°Mutirão da Comunicação em Natal



Castelo do Piaui através do jovem Izanyo Pinheiro, castelense e presidente do conselho de Juventude de Castelo. E convidado para representar a Diocese de Campo Maior  no 8° mutirão da comunicação em Rio Grande do Norte -RN

Diocese de Campo Maior está sendo representada no 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação que está acontecendo na cidade de Natal, nos dias 27 de outubro a 1º de novembro na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Estão participando deste evanto; Pe. Duarte (Coordenador Regional da PASCOM), Cristiane (Coordenadora Diocesana da PASCOM), Rogério (Coordenação Diocesana da PASCOM), Luzimeire (Coordenação Diocesana da PASCOM), Izanyo Pinheiro (Coordenação Diocasana da PASCOM, e FRancisco José (Membro da Comradio de Teresina). O 8º Muticom teve início na noite deste domingo (27), a 8ª edição do Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que este ano está sendo realizado em Natal (RN), até o dia 01 de novembro, com o tema “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”. Mais de 700 comunicadores de todo o Brasil estão participando do evento, este ano. 




Os congressos da UCBC representaram, em sua época (décadas de 70 a 90), um movimento de profissionais cristãos, predominantemente católicos, apoiado pela CNBB, voltado a alcançar três grandes objetivos de interesse para a sociedade: 1º) Refletir sobre as políticas e as práticas da comunicação do país, no contexto da luta que se movia contra todo tipo de repressão política; 2º) Prestar um serviço às lideranças populares e aos educadores no campo específico da formação de referencias metodológicos para se consolidar programas de educação para a comunicação em todo o Brasil e, finalmente 3º) Contribuir com as comunidades cristãs no sentido de promover a nascente pastoral da comunicação no país.

Nascia sob a liderança do Frei Romeu Dale, dominicano, assessor especial de Dom Helder Câmara nas sessões do Vaticano II e autor dos primeiros estudos em torno aos documentos da Igreja sobre Comunicação Social, a UCBC. A instituição contou sempre com o apoio do Setor de Comunicação Social da CNBB, recebendo em seus congressos, como palestrantes, bispos com reconhecida atuação no campo das comunicações sociais, como Dom Brandão Vilela, Dom Helder Câmara, Dom Ivo Lorscheiter, Dom Paulo Evaristo Arns, Dom José Maria Pires, Dom Luciano Mendes de Almeida, entre tantos outros.
 
Os membros da UCBC tiveram participação, como colaboradores, em numerosas ações da Igreja, entre as quais a consolidação da Equipe de Reflexão do Setor de Comunicação da CNBB. Por outro lado, os congressos da entidade ofereceram oportunidades de reunião, em diferentes partes do país, ao longo de mais de duas décadas, contando com a colaboração de representantes de setores ativos na vida da Igreja, para refletir sobre as teorias e as práticas que  levassem a uma comunicação solidária, base de uma pastoral da comunicação comprometida com a realidade do povo.
 
Com a decisão da diretoria da UCBC, em meados dos anos de 1990, de encerrar a promoção de seus congressos nacionais, as organizações de comunicação vinculadas à Igreja (além da própria UCBC, a Rede Católica de Rádios, a UNDA-BR e a OCIC-BR) uniram-se ao, então, Setor de Comunicação da CNBB para dar continuidade a nova proposta que emergia na Igreja, os Mutirões Brasileiros de Comunicação. Emergiram com propostas voltadas para provocar debates sobre as políticas e a democratização da comunicação, as relações geradas pela cultura das novas tecnologias  no campo da Comunicação e a mobilização dos agentes da pastoral da comunicação do Brasil, em eventos bianuais.


Mutirões Brasileiros de Comunicação
Ao todo, até o momento, foram realizados sete Mutirões Brasileiros de Comunicação. O primeiro aconteceu em julho de 1998, no espaço da PUC-MG, em Belo Horizonte (MG), com o tema Solidariedade-Ética-Cidadania. O segundo Mutirão ocorreu em São Paulo, SP, no espaço da UNISAL, em julho de 2000. O tema deste evento foi Relações Solidárias na Aldeia e no Global. Estes dois Mutirões estão documentados no livro sobre Mutirão Brasileiro de Comunicação, coordenados por Ana Cristina Suzina, Desirée Cipriano Rasbelo e Elson Faxina (UCBC/Instituto de Jornalistas do Paraná, 2003).    


Para o terceiro Mutirão foi escolhida a cidade de Salvador – BA, em julho de 2003 e debateu o título Comunicação para outra ordem social. O quarto levou a liderança católica para a cidade de Guarapari, no Espírito Santo, em julho de 2005,  teve como tema, Comunicação e Responsabilidade Social.   O quinto Mutirão aconteceu em Belém -PA, em julho de 2007, trouxe para o debate dos participantes, Comunicação e Amazônia – Fé e Cultura de Paz.
 
O 6º Mutirão foi acolhido pelo Regional Sul 2, aconteceu no espaço da PUC/RS, em Porto Alegre, em janeiro de 2010. O tema proposto pelos organizadores foi Processos de Comunicação e Cultura Solidária. É importante assinalar que este  Mutirão teve uma abrangência continental, pela proximidade geográfica da Arquidiocese de Porto Alegre com os países da América Latina e teve como parceira a OCLACC – Organização Católica Latino-americana e Caribenha de Comunicação, com sede em Quito, Equador. Por isso, foi denominado  de “Mutirão Latino-Americano e Caribenho de Comunicação”, congregando durante o evento representantes dos países da América Latina.



Foi nesta data que os Mutirões Brasileiros de Comunicação passaram a ser promovidos pela CNBB, através da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, coordenados, organizados e pensados pela Arquidiocese, Regional ou Organização que os sedia, apoiados pela SIGNIS/Brasil, entidade fundada no dia 2 de dezembro de 2010, em Curitiba, para integrar, numa única instituição, os meios de comunicação da Igreja.

Com a coordenação da SIGNIS/Brasil, os meios católicos de comunicação, por sua vez, são chamados a ter um protagonismo mais visível nos Mutirões, recebendo atenção especial dos organizadores, o que significa ter o livre acesso ao evento e aos stands para expor suas produções. Em contrapartida, comprometem-se a divulgar os Mutirões em todas as áreas de sua influência para que o evento tenha maior visibilidade e possa ter capilaridade na sociedade, garantindo-se sua presença na pautas jornalísticas para além do território da Igreja.
 

O 7º Mutirão aconteceu no Rio de Janeiro, de 17 a 22 de julho de 2011, no espaço da PUC-RIO, com o tema: Comunicação e Vida: Diversidades e Mobilidades.  Este Mutirão inovou na sua metodologia, oportunizando aos participantes a realizar oficinas turísticas monitoradas a partir da ótica da comunicação. Obteve aprovação máxima pela criatividade oferecida pelos organizadores,  porque oportunizaram  conhecer as grandes riquezas da cidade maravilhosa, o Rio de Janeiro.  Já o 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação irá acorrer em Natal, Rio Grande do Norte, nos dias 27 de outubro a 01 de novembro de 2013.

Reportagem: Igo Rafael

Comentários