Açude da Mão Cortada: RecebeuComitiva para Tratar do Plano Saneamento Básico de Castelo



A Reunião sobre o Plano de Saneamento Básico realizado na U.E. Francisco Luiz de Souza, neste domingo (10), na Localidade Açude da Mão cortadateve presença de representantes da grande maioria das localidades adjacentes. Todos prestaram atenção nas palavras ditas pelo prefeito de Castelo do Piauí, Dr.Zé Maia e do assessor Avelar Damasceno que discorreram sobre a importância do plano para a coletividade de um modo geral. 
 
 

A população da região mostraram-se atento as explicações referentes à etapa de mobilização social que contemplou a localidade. Essa primeira etapa serve para mostrar aos populares o quê significa o Plano de Saneamento Básico e em seguida a comitiva voltará à região para coletar dos moradores as informações referentes-às necessidades da localidade que deverão ser inclusa no plano.


 

Os vereadoresMarcelo Mineiro e Adalberto Neirane, também fizeram uso da palavra e destacaram que as ações que serão desenvolvidas devem ter a participação direta da população no antes, durante e depois da elaboração do plano de saneamento básico que abrangerá todo o município. Robson Lima, coordenador de Turismos, Chagas Melo, o engenheiro Paulo Cesar, representado a empresa Verde e progresso, Jesuíno Ferreira da Agespisa também utilizaram da palavra e todos enfatizaram a importância do Plano de Saneamento para o Município.


Participaram da reunião o coordenador de Comunicação, Leonardo Cardoso, secretário de Obras, João Chagas e secretário de governo, Professor Mainin, além do diretor da escola professor Francisco e demais professores da unidade escolar.

As reuniões e conferências acontecerão até Abril de 2.014. Até lá serão realizadas 24 reuniões nos bairros e povoados. Ao todo durante este período quatro conferências serão realizadas para que todos os pontos sejam discutidos e não haja falha na execução final. Plano Municipal de Saneamento Básico, quem vai sair ganhando é a população.

O prefeito Zé Maia ressaltou a importância do Plano de Saneamento Básico, pois o mesmo é uma Lei Federal, onde todos os municípios do Brasil deverão executá-lo para poderem adquirir recursos junto ao governo Federal. Atualmente, dos quase 6 mil município do país, somente 400 estão realizando esse projeto. Segundo, Zé Maia Castelo estar bem adiantado devido a iniciativa do ex-prefeito, Wilmar Cardoso que deu andamento ao Plano durante seu mandato e agora estamos cumprindo essa importante etapa que faz parte da Mobilização Social.

O prefeito ressaltou ainda que o município de Castelo vem fazendo sua parte no tocante ao abastecimento de água para população. De acordo com o prefeito a prefeitura tem hoje 95 poços tubulares, onde 85 são localizados na zona rural e 10 poços estam situado na sede.

Fonte:Leonardo Melo Cardoso-Coordenador de Comunicação da Prefeitura de Castelo-PI
Fotos: Robson Lima

Comentários