Pega do Boi na localidade Vereda Reuniu 97 vaqueiros das Regiões Circunvizinhas e um Grande Publico



Na época dos coronéis, quando não havia cercas no sertão nordestino, os animais eram marcados e soltos na mata. Depois de alguns meses, os coronéis reuniam os peões (vaqueiros) para juntar o gado marcado. Eram as pegas de gado, que originalmente aconteciam no Rio Grande do Norte. Montados em seus cavalos, vestidos com gibões de couro, estes bravos vaqueiros se embrenhavam na mata cerrada em busca dos bois, fazendo malabarismos para escaparem dos arranhões de espinhos e pontas de galhos secos. Alguns animais se reproduziam no mato. Os filhotes eram selvagens por nunca terem mantido contato com seres humanos, e eram esses animais os mais difíceis de serem capturados. Mesmo assim, os bravos vaqueiros perseguiam, laçavam e traziam os bois aos pés do coronel. Nessa luta, alguns desses homens se destacavam por sua valentia e habilidade, e foi daí que surgiu a ideia da realização de disputas.
Na tarde de ontem (24) os moradores da localidade vereda da jurubeba decidiram reviver esse passado. Cidoca Mineiro junto ao seu sobrinho Marcos Mineiro e seu Genro Neirane receberam boa parte da região, que agrega novo Santo Antonio, Castelo do Piauí, São João da serra e de algumas localidades vizinhas. 
Alguns empresários tiraram um pouco de seu tempo, para conferir o que melhor aconteceu nessa modalidade esportista do vaqueiro do sertão. 

 
 
 
 
 


Reportagem:Igo Rafael

Comentários